Home > Notícias

Google avisa: loja virtual do Nexus One recebeu último lote de aparelhos

Fechamento marca correção de rumo na estratégia móvel da empresa; aparelho poderá ser encontrado em lojas físicas e operadoras.

Redação do IDG Now!

19/07/2010 às 15h22

Foto:

Há cerca de dois meses a Google anunciou que deixaria de comercializar seu smartphone, o Nexus One, por sua loja virtual. E, apesar de não ter dado um prazo para a efetivação do plano, parece que esse dia está próximo. Na última sexta-feira (16/07), a empresa revelou, no blog oficial do produto, ter recebido o último lote do aparelho. Assim que todas essas unidades sejam comercializadas, a empresa deixará vender o celular por meio do site.

No comunicado, a companhia avisa que continuará a oferecer suporte técnico ao Nexus One e ressalta que o dispositivo não deixará de ser vendido. Mas, agora, ele só poderá ser encontrado nas lojas físicas e nos portais das operadoras, como a Vodafone, na Europa, e a KT, da Coreia do Sul.

No caso dos desenvolvedores para Android, para que estes sempre tenham um celular com a última versão do sistema operacional – já que o Nexus One costuma ser o primeiro smartphone a ser atualizado - eles terão, desde que devidamente registrados, um canal de vendas exclusivo, que pode ser acessado a partir do Android Market Publisher. Uma parceira da Google será a responsável por esse tipo de transação.

Estratégia errada
Na época em que a Google revelou que desativaria a loja virtual do aparelho, Andy Rubin, engenheiro da empresa, discorreu sobre os motivos de tal decisão.

”Quando lançamos o smartphone em janeiro, tínhamos duas metas principais: renovar o mercado de smartphones e oferecer uma forma fácil e rápida de se comprar um aparelho com o sistema Android”, disse.

Uma das principais críticas é a de que o consumidor prefere ter o produto em suas mãos antes de comprá-lo. Outro problema notado pelo próprio engenheiro é que os clientes queriam mais planos de assinatura para escolher.

"Quando arriscamos, alguns pontos deram mais certo que outros. Enquanto a adoção do Android como sistema operacional para celulares excedeu nossas expectativas, a loja virtual não obteve o mesmo sucesso. De qualquer forma, ela continuou sendo utilizada por uma porção de entusiastas”.

Neste ano, tanto a operadora Sprint quanto a Verizon desistiram de oferecer planos de dados específicos para o Nexus One, preferindo investir em outros dispositivos. Nos Estados Unidos, só a T-Mobile continua como parceira do Google nas vendas do aparelho. Há a opção de comprar o celular desbloqueado, mas o preço de 529 dólares é altíssimo para os padrões americanos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail