Home > Notícias

Google Chrome OS terá loja de aplicativos

Com o nome de Chrome Web Store, loja virtual oferecerá aplicações “premium” aos usuários. Lançamento será em outubro.

Redação do IDG Now!

18/08/2010 às 11h15

Foto:

O Google deve lançar em outubro deste ano uma loja virtual de aplicativos para o seu sistema operacional, o Chrome OS. Com o nome de Chrome Web Store, o espaço oferecerá os chamados aplicativos “premium” - com maior número de funcionalidades.

Além de programas mais completos, o Chrome Store também oferecerá novos SDKs para que desenvolvedores possam criar seus aplicativos, em um modelo semelhante ao Apple App Store. Durante o Games Developer Conference (GDC) europeu, o Google mostrou como anda o projeto, exibindo um espaço de aplicativos voltados ao HTML5. 

Uma das diferenças do Chrome Store em relação à App Store está no percentual de receita que será arrecadado pelo Google a cada app vendido. Ao invés dos 30% retidos pela Apple, a gigante das buscas ficará apenas com 5% do valor, o que pode incentivar os desenvolvedores a priorizar sua loja virtual.

Um dos objetivos da plataforma é fazer com que o Chrome OS se consolide como uma alternativa viável a outros sistemas operacionais como o Windows e o Mac OS X .Especialistas analisam que, além dos aplicativos, o Chrome Web Store também será essencial na aproximação entre o Google e a televisão, por exemplo,  por meio do Google TV.   

A loja virtual também será uma grande vitrine para a plataforma de jogos que o Google estaria montando, além de oferecer aplicativos para a tão falada rede social em desenvolvimento e batizada provisoriamente de Google Me.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail