Home > Notícias

Google compra Jambool e inicia batalha pelas redes sociais

Com a aquisição, gigante buscas entra no mesmo mercado que o Facebook Credits, plataforma própria do Facebook para moeda virtual.

IDG News Service

17/08/2010 às 12h36

Foto:

Ao confirmar a compra da empresa Jambool, a Google deu um novo passo em direção à batalha contra o Facebook.  Com a mais nova aquisição, a gigante de buscas adquire também a plataforma Social Gold que gerencia pagamentos de itens virtuais. O serviço concorre com o Facebook Credits, plataforma própria do Facebook para moeda virtual. 

Facebook Credits x Jambool 
O CEO da Jambool, Vikas Gupta, criticou recentemente o Facebook Credits em uma entrevista ao site Inside Games Social. 

Gupta listou muitos problemas, como a pesada a taxa por transação (de até 30%), as falhas de implementação (até 2% das pessoas gastam dinheiro em jogos sociais, índice que, segundo diz, deveria estar mais perto dos 50% ou 60%), e suas semelhanças com cartões de crédito pré-pago - que, avalia, tiveram sucesso "limitado".

Os jogos sociais deram início a uma indústria multibilionária. A Zynga, desenvolvedora do Farmville, vale mais de 4 bilhões de dólares. Estimativas recentes afirmam que os jogos sociais recolherão mais de 1 bilhão de dólares em receita este ano. 

Um estudo realizado pela Jambool durante quatro meses destacou que:

  • 7% dos usuários que compram bens virtuais voltam a fazê-lo depois de quatro meses. Ainda assim, a grande maioria das pessoas nunca realizou uma compra através de um jogo;
  • Os jogos com melhor desempenho social podem fazer com que 41% dos usuários repitam uma compra;
  • A média de gasto em jogos sociais entre os norte-americanos foi de 74 dólares, enquanto a média do jogador asiático foi de 30 dólares;
  • Usuários da América Latina gastam uma média de 300 dólares em um período de quatro meses.

++++

No entanto, o Google manteve silêncio sobre a aquisição da Jambool e até o momento tem sido evasiva sobre sua nova rede social. 

Às compras 
Somente neste ano a Google já comprou 18 empresas, muitas das quais com potenciais serviços para sua comentada rede social, chamada de Google Me. 

Anteriormente, a companhia comprou a Slide por uma quantia entre 180 milhões de dólares e 230 milhões de dólares. A Slide é uma empresa de mídia que desenvolve jogos, widgets e aplicativos projetados especificamente para meios de comunicação social. Além disso, são responsáveis por aplicativos no Facebook, como o SuperPoke. 

Também foram investidos entre 100 milhões de dólares e 200 milhões de dólares na Zynga, a empresa responsável por aplicativos como o Farmville e pelo Mafia Wars, entre outros.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail