Home > Notícias

Google cria “Doodle” em homenagem a Bob Moog, criador do sintetizador

Doodle é um dos mais criativos e complexos já criados pela empresa

Da Redação

22/05/2012 às 19h29

Foto:

A página inicial do Google hoje traz um dos doodles mais criativos (e divertidos) já criados pela empresa. Desta vez, o logotipo animado e interativo presta homenagem a Robert Moog. O músico e engenheiro norte-americano - juntamente com o compositor Herbert Deutsch - foi o responsável pela invenção do sintetizador. 

O Doodle pode ser "tocado" usando o teclado QWERTY e/ou o numérico, e usando as setas do cursor para selecionar e ajustar o Mixer, osciladores, filtros e "envelope", o que produz todo tipo de sons eletrônicos a moda antiga.

Além disso, é possível gravar até quatro trilhas usando o gravador de fita (algo tão retrô quanto o sintetizador) na lateral direita, depois juntá-las em sua obra-prima eletrônica. 

Moog nasceu em Nova York em 1934 e foi construindo e vendendo teremins com seu pai a partir de 1954. Em 1963, projetou e construiu seu primeiro sintetizador modular com osciladores e amplificadores, e outros controladores para alterar os sons com efeitos.

Em 1965, já Ph.D. em Engenharia Física, fundou uma empresa para vender seus sintetizadores modulares Moog. 
 
O som dos Moog foi muito popular nos anos 60, aparecendo em trilhas de filmes e várias bandas. Muitos músicos ainda possuem esses sintetizadores em suas coleções. 
 
O engenheiro morreu em 2005. Sua família criou a Fundação Bob Moog, para "incentivar a intersecção entre música, ciênca, história e inovação".

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail