Home > Notícias

Google cria pesquisa de tweets com navegação por linha do tempo

Recurso permitirá rever as mensagens publicadas no Twitter, com a palavra pesquisada, desde o surgimento do microblog em março de 2006.

Redação do IDG Now!

14/04/2010 às 19h04

Foto:

O Google anunciou nesta quarta-feira (14/4) estar trabalhando numa forma de pesquisa e visualização de tweets antigos com base em linhas de tempo, e que permitirá 'dar replay' nas mensagens do passado.

Segundo informou o gerente de produto para buscas em tempo real do Google, Dylan Casey, em blog oficial, o recurso permitirá apontar e ampliar qualquer momento no tempo e rever o que as pessoas tuitavam naquele instante, desde 21 de março de 2006 - data que marca o nascimento do Twitter.

Para experimentar a novidade (disponível por enquanto apenas em inglês), o internauta terá de clicar em 'Show options' na página de resultados e, depois, em 'Update'. O recurso estará disponível por meio de um gráfico no topo da página.

 

google-twitter-timeline

Será possível escolher ano, mês e dia, ou clicar em qualquer ponto do gráfico para ver os tweets do período escolhido. Inicialmente, a base de tweets vai incluir mensagens a partir de 11 de fevereiro de 2010.

Casey explica que o recurso de replay de tweets está sendo liberado aos poucos, e estará disponível completamente até o fim desta semana.

Enquanto isso não acontece, uma página de testes foi criada para quem quiser experimentar o serviço.

A busca em tempo real foi anunciada pelo Google em dezembro de 2009. Atualizações públicas do Facebook e do MySpace foram incluídos nos meses seguintes.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail