Home > Notícias

Google demonstra recursos do Chrome OS e mostra notebook piloto

Primeiros notebooks equipados com o novo sistema só chegarão às lojas em meados de 2011

Rafael Rigues

07/12/2010 às 17h56

Foto:

A Google demonstrou hoje, em um evento para a imprensa nos EUA, novidades sobre o seu sistema operacional Chrome OS e alguns de seus componentes como a loja online de aplicativos. O evento também foi a primeira aparição em público de um portátil desenvolvido especialmente para uso com o novo sistema operacional, um notebook apelidado de "Cr-48"

Com o slogan "nada além da web", o Chrome OS tem uma interface que praticamente se limita a uma versão especializada do navegador Google Chrome, rodando aplicativos web disponíveis na loja online Chrome Web Store. Entre eles jogos como Poppit!, da EA Games, e uma versão do Kindle, da Amazon. Para o mercado corporativo, aplicativos como o Citrix Receiver permitirão a interação com aplicativos Windows armazenados remotamente.

Em uma demonstração, Word e Excel "rodaram" em uma máquina de referência com o Chrome OS. Os aplicativos (bem como suas planilhas e documentos) estavam armazenados em um datacenter, mas para o usuário eles se comportavam como se estivessem rodando localmente.

A Chrome Web Store oferecerá tanto aplicativos pagos quanto gratuitos, com um sistema de pagamento simplificado, facilitando a descoberta dos "excelentes aplicativos web que já existem", segundo a Google.

Para fazer "login" em um computador com o Chrome OS basta informar seu login e senha do Google, e todas as suas preferências pessoais, favoritos do navegador, histórico de navegação e listas de aplicativos serão automaticamente restaurados a partir de uma cópia na web. Segundo Sundar Pichai, Vice-Presidente da gerência de produtos da Google, o processo de configuração de uma nova máquina com Chrome OS leva apenas 60 segundos.

Apesar de ser primariamente uma plataforma para acesso à internet, há alguma capacidade de trabalho offline integrada no Chrome OS. É possível, por exemplo, continuar editando um documento no Google Docs mesmo quando offline, e as mudanças serão sincronizadas automaticamente com a cópia online assim que o notebook se conectar novamente à rede.

Além de Wi-Fi, notebooks com o Chrome OS terão um modem 3G integrado, baseado num chipset da Qualcomm, capaz de oferecer acessos à redes 3G em qualquer lugar do mundo. A Google anunciou uma parceria com a operadora de telefonia norte-americana Verizon, que oferecerá planos de dados a partir de US$ 9,99 mensais, sem contratos ou taxas de ativação, e uma quota gratuita de 100 MB de dados mensais.

No site www.google.com/chromeos é possível ver vários vídeos, em inglês, que explicam os vários recursos e características do Chrome OS, bem como um "tour" através do sistema operacional.

O protótipo: Cr-48

A Google anunciou um "hardware piloto" que irá facilitar os testes do Chrome OS, que ainda continua em desenvolvimento. Apelidado de "Cr-48, o notebook tem tela de 12.1 polegadas, teclado full-size, 3G mundial, interface Wi-Fi 802.11n e bateria com autonomia de 8 horas de uso e 8 dias em standby. O portátil não será vendido, e estará disponível apenas aos funcionários do Google.

O lançamento dos primeiros portáteis com o Chrome OS para o consumidor final será em "meados de 2011". A Google não dá detalhes sobre modelos, configurações e preços, mas afirma que Samsung, Acer e Intel serão suas parceiras no lançamento.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail