Home > Notícias

Google desabilita comentários anônimos em comunidades do Orkut

Buscador desabilitará capacidade dos usuários publicarem conteúdo de forma anônima no Orkut em nome da qualidade das discussões

Redação do IDG Now!

13/04/2009 às 15h44

Foto:

O Google confirmou nesta segunda-feira (13/04) que desabilitou a possibilidade de usuários publicarem comentários anônimos em comunidades na rede social Orkut. Segundo post no blog oficial do Orkut, a decisão foi motivada pela incapacidade das comunidades atraírem conversas interessantes pelo acúmulo de "spam e comentários abusivos de usuários anônimos" publicados nos tópicos.

"Embora nenhum post anônimo novo seja aceito no fórum de nenhuma comunidade, qualquer comentário anônimo postado anteriormente poderá permanecer no ar, pelo menos por enquanto", afirma o gerente de produto do Orkut, Rahul Kulkarni, autor do post.

Kulkarni afirma que o Google espera que a decisão "traga conversas mais úteis e equilibradas para os fóruns de discussão" da rede social. O Google Brasil não confirma se o fim dos comentários anônimos tem relação com ferramentas de privacidade lançadas na rede social desde que o buscador enfrentou problemas com a Justiça brasileira por crimes promovidos por usuários no Orkut, resolvidos em julho de 2008.

Além das ofensas e spams citados por Kulkarni, o anonimato é explorado em comunidades como a "No Escuro", onde tópicos sobre assuntos polêmicos são respondidos anonimamente pelos usuários cadastrados.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail