Home > Notícias

Google diz que violou termo de desenvolvimento do iPhone

Ferramenta de busca por voz recém-lançada para o smartphone foi criada com base em uma API não-documentada pela Apple.

Macworld/EUA

26/11/2008 às 16h58

Foto:

O Google lançou recentemente uma ferramenta de busca por voz para o iPhone. Você conversa com o telefone e ele lhe diz onde encontrar um restaurante, por exemplo. A implementação do mecanismo é muito bem feita: o aparelho reconhece quando seu ouvido está próximo e pede para você falar. A busca é feita quando você afasta o ouvido do iPhone.

Até agora nenhuma ferramenta para o celular da Apple tinha esse recurso. E sabe por quê? Porque esse recurso faz parte de uma API (Application Programming Interface) "secreta" e que não foi documentada pela Apple aos desenvolvedores de softwares para iPhone. E isso viola os termos de desenvolvimento para o smartphone

A razão para essa API não ter sido divulgada não tem o objetivo de esconder recursos dos desenvolvedores. A única questão é que essa API ainda está em desenvolvimento e pode causar problemas, como o mau funcionamento ou até o travamento do iPhone.

O que chama a atenção, porém, é que, mesmo tendo violado os termos de desenvolvimento, o Google conseguiu aprovação da Apple para distribuir o aplicativo por meio da App Store. Um dos motivos pode ser a propaganda feita pelo mecanismo de busca antes do lançamento do recurso. Ou talvez a Apple não esteja disposta a brigar com o Google por causa disso.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail