Home > Notícias

Google anuncia edição simultânea, e mais, para o Google Docs

Pacote online de aplicativos de escritório ganha ferramentas para facilitar colaboração e um novo aplicativo.

por Lex Friedman

12/04/2010 às 15h58

Foto:

SAN FRANCISCO (12/04/2010) - O Google anunciou nesta segunda-feira seu mais recente conjunto de atualizações para o Google Docs. As melhorias tem com objetivo claro transformar o serviço online gratuito em um competidor mais robusto do pacote Office, da Microsoft.

O editor de textos do Google Docs agora oferece colaboração simultânea. A novidade chega poucos meses depois do Google adquirir a AppJet, cujo produto EtherPad oferecia recurso muito similar.

Também há importação mais precisa de documentos em formatos de terceiros (como o Microsoft Word), marcas de tabulação, régua para ajuste de margens e melhor manuseio de imagens embutidas nos documentos. E, em uma referência óbvia às ferramentas de rastreamento de mudanças do Word, o editor do Google agora permite que notas e comentários sejam ligados a qualquer parte do documento.

O editor de planilhas no Google Docs tem melhorias similares, de calibre profissional: há uma barra de fórmulas e capacidade de auto-preenchimento, e você pode arrastar e soltar colunas para reordená-las. O Google diz que, graças aos modernos interpretadores JavaScript incorporados nos navegadores atuais, a nova e otimizada versão de sua planilha é mais rápida do que nunca.

Por fim, o Google anunciou um novo editor colaborativo de ilustrações e diagramas para o Google Docs. A empresa diz que a nova ferramenta será útil na criação de gráficos, diagramas e outros esquemáticos.

O Google planeja implementar os novos recursos do Docs ao longo dos próximos dias.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail