Home > Notícias

Google e Amazon abrem acervos de livros eletrônicos para celulares

Gigante de buscas oferece 1,5 milhão de títulos sob domínio público gratuitamente; Amazon prepara acervo do Kindle para celulares.

Redação do IDG Now!

06/02/2009 às 9h30

Foto:

O acervo de livros eletrônicos promete se popularizar nos celulares graças a iniciativas do Google e da Amazon.com anunciadas na quinta-feira (02/05), segundo reportagem publicada pelo jornal The New York Times.

O gigante de bucas informou que 1,5 milhão de títulos sob domínio público, disponíveis gratuitamente para PCs, poderão ser acessados em celulares como o iPhone (Apple) e o G1 (T-Mobile).

A Amazon segue na mesma direção e também anunciou que pretende lançar títulos já disponíveis para seu popular leitor Kindle, em uma variedade de dispositivos móveis. A empresa deve lançar uma nova versão do Kindle na próxima semana, mas não detalhou quais títulos serão liberados para celulares.

A iniciativa do Google expande consideravemnete o acervo de livros eletrônicos portáteis. Hoje, o Kindle conta com 230 mil títulos.

No entanto, os títulos oferecidos por meio do Google Book Search não são tão populares como os encontrados no acervo do Kindle, já que são obras antigas, já em domínio público. A intenção do Google é ampliar o acervo em parceria com editoras.

A versão móvel do Google Book Search exibe somente textos - em PCs é possível visualizar imagens escaneadas dos livros.

Celulares como o iPhone e outros smartphones já contam com aplicativos para leitura de textos, que vem ganhando popularidade, como o Stanza, da Lexcycle, e o eReader da Fictionwise.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail