Home > Notícias

Google e Dell negociam uso do Chrome OS

Até o momento, no entanto, nenhum anúncio oficial foi feito pelas companhias.

IDG News Service

21/06/2010 às 15h01

Foto:

A Google está negociando a utilização do Chrome OS, sistema operacional da gigante de buscas em desenvolvimento , para os computadores da Dell, de acordo com o presidente da Dell para a China e para a Ásia do Sul, Amit Midha, recentemente, à Reuters. 

"A Dell quer estar na vanguarda de inovações únicas, como o Chrome OS, que chegará ao mercado em breve", declarou Midha.

No entanto, nenhum anúncio oficial foi feito pelas companhias. 

A Google anunciou, recentemente, que aparelhos com o Chrome OS serão lançados até o final do ano que vem.

Interesse da Dell no Chrome

Quando a Google anunciou o Chrome OS, a empresa disse que estava trabalhando com um várias empresas de tecnologia para produzir dispositivos Chrome OS, incluindo Acer, Adobe, ASUS, Freescale, Hewlett-Packard (HP), Lenovo, Qualcomm, Texas Instruments e Toshiba. A Dell, entretanto, foi a grande ausente da lista. 

No entanto, pouco depois do anúncio do Google Chrome OS, em julho de 2009, a Dell disse que consideraria testar o sistema operacional em futuros produtos. 

Vários meses depois, um funcionário da Dell lançou um download gratuito do Chromium OS para o Mini 10v, em um blog da empresa. O Chromium OS é o projeto open source, no qual o Chrome OS é baseado. 

++++

Chrome OS

O Chrome OS é essencialmente uma versão do navegador Google Chrome e um conjunto específico de drivers de hardware. Ao contrário do que caracteriza sistemas operacionais completos, como o Windows ou o Mac OS X, que usam, principalmente, aplicações baseadas no desktop, o Chrome OS só é capaz de acessar a web e aplicações baseadas nela, como o Google Docs ou o Microsoft Office Web.

No entanto, nos últimos meses, vários novos recursos surgiram para ajudar o Chrome OS a superar, pelo menos em parte, essas limitações. Em abril, a Google anunciou o Cloud Print – projeto que daria aos dispositivos com Chrome OS a capacidade de impressão sem fio através da Internet, evitando a necessidade de uma biblioteca de drivers de impressora instalada no PC. Antes que o Cloud Print fosse anunciado, não estava claro como o Chrome OS interagiria com dispositivos periféricos, como impressoras. 

Então, em junho, informações sobre um novo recurso de desktop remoto, chamado de Chromoting, apareceram em tópicos de discussão. O Chromoting permitiria acessar dispositivos com Chrome OS, remotamente, e usar aplicativos de desktop instalados em um computador Windows pelo navegador. A Google ainda não anunciou oficialmente o Chromoting como parte do Chrome OS. 

Além da Dell, a lista de parceiros da Google traria quatro das cinco principais fabricantes de computadores dos Estados Unidos, e todos os cinco principais fabricantes de computadores em todo o mundo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail