Home > Notícias

Google e Samsung anunciam Chromebook por US$ 250

Fina e leve, máquina é a primeira de sua categoria com processador ARM, mas roda o mesmo Chrome OS dos outros modelos

Rafael Rigues

18/10/2012 às 15h49

Foto:

A Google anunciou nesta quinta-feira um novo Chromebook, sua versão de um notebook otimizado para a web e baseado no sistema operacional Chrome OS. Construída pela Samsung a máquina é chamada apenas de "Samsung Chromebook", tem 2 cm de espessura (com peso de 1.1 Kg) e um design muito similar ao do MacBook Air de 11", mas com chassis em plástico.

Leia também
Chrome OS cresce, mas ainda pode melhorar
Saiba tudo sobre os Chromebooks e o Chrome OS

A tela de 11.6 polegadas tem resolução de 1366 x 768 pixels e a bateria interna, segundo a Google, é suficiente para até 6.5 horas de uso contínuo. Também há 16 GB de memória interna (mais 100 GB gratuitos por 2 anos no Google Drive), uma webcam com resolução VGA (para videochamadas), Wi-Fi a/b/g/n, Bluetooth e saída HDMI, para conexão a uma TV de alta-definição.

samsung_chromebook-360px.jpg
Samsung Chromebook: Chrome OS e processador ARM

Um destaque na máquina é o processador: este é o primeiro Chromebook a chegar ao mercado equipado com um processador ARM, um Samsung Exynos Dual-Core, similar ao usado em smartphones como o Galaxy Note. Todos os outros modelos já lançados usam processadores de arquitetura Intel (como Atom ou Celeron). Segundo a Google o novo processador tem desempenho suficiente para garantir a reprodução de vídeo em Full HD sem problemas, e a GPU integrada ajuda na fluidez da interface. 

Vale lembrar que o primeiro modelo de Chromebook demonstrado ao público, em novembro de 2009, usava um processador ARM. Foi só com o lançamento do Cr-48 (o primeiro protótipo público de um Chromebook) que houve a mudança pra Intel. Processadores ARM são preferidos em dispositivos móveis como tablets e smartphones por terem bom desempenho, baixo consumo de energia (o que ajuda na autonomia da bateria) e produzirem pouco calor.

O novo Samsung Chromebook estará disponível nos EUA a partir da próxima segunda-feira, 22 de Outubro, com preço de US$ 250. A máquina será comercializada nas lojas da rede Best Buy, e também online via Amazon e na loja da Google, o Google Play.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail