Home > Notícias

Google e Samsung assinam acordo de licença mútua de patentes por 10 anos

Movimento visa facilitar a colaboração entre as duas companhias e é uma ação defensiva contra a Apple

Juan Carlos Perez - IDG News Service

27/01/2014 às 1h21

Foto:

A Google e a Samsung assinaram um "acordo mútuo de licenciamento global de patentes" que cobre os direitos sobre as patentes existentes das duas empresas e as futuras patentes nos próximos 10 anos. Em breve comunicado neste domingo, 26/01,  as companhias disseram que o acordo "abrange um grande leque de tecnologias e áreas de negócios", sem entrar em detalhes específicos.

“Ao trabalhar em conjunto para fazer acordos desse tipo, as empresas reduzem o potencial risco de litígios e voltam sua atenção para a inovação", declarou Allen Lo, diretor legal da Google para a área de patentes.

“A Samsung e a Google estão mostrando ao resto da indústria que há mais a ganhar cooperando do que se engajando em brigas desnecessárias sobre patentes” , disse o Dr. Seungho Ahn, líder do centro de propriedade intelectual da Samsung.

A Samsung tem entrado em disputas legais com a Apple por conta de patentes sobre tecnologias móveis ao longo de vários anos. A mais recente lhe rendeu uma multa de US$ 930 milhões para compensar eventuais perdas da Apple ao transgredir seus direitos sobre um conjunto de patentes ligadas ao iPhone.

Os smartphones e tablets da Samsung que utilizam o sistema operacional Android, da Google, competem diretamente contra os iPhones e iPads da Apple que utilizam o sistema operacional iOS.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail