Home > Notícias

Google e Yahoo: exigências do governo dos EUA pode prejudicar acordo

Segundo jornal norte-americano, Departamento de Justiça pode levar o Google a desistir da aliança anunciada em junho.

Redação do IDG Now!

31/10/2008 às 8h46

Foto:

A aliança entre Google e Yahoo em publicidade online, anunciada em junho deste ano, pode não se concretizar, afirmaram pessoas familiares às negociações em uma reportagem do The Wall Street Journal.

As duas companhias se reuniram na quinta-feira (30/10) com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) como parte de uma série de encontros para esclarecer preocupações do órgão regulador com questões antitruste. As empresas já haviam adiado a concretização da parceria para outubro a fim de cumprir as exigências do DOJ, mas o acordo bilionário envolvendo links patrocinados ainda não entrou em prática.

O porta-voz do Google, Adam Kovacevich declarou que sua empresa continua a manter "discussões cooperativas com o Departamento de Justiça sobre esta negociação”. Ele acrescentou que o Google está confiante de que "o acordo é benéfico para a concorrência" e disse que não discutirá detalhes do processo.

"Acreditamos fortemente que este acordo fortalecerá a posição competitiva do Yahoo", comentou Tracy Schmaler, porta-voz da empresa ao WSJ.

A opção por encerrar o acordo já havia sido levantada pelo Google, segundo fontes próximas à negociação, mas agora tem sido considerada com mais seriedade já que as conversas com o DOJ não avançaram.

Um dos pontos críticos seria um pedido do Departamento de Justiça para que Google e Yahoo assinem um documento estabelecendo os termos da aliança, o que sujeitaria o acordo a uma avaliação periódica de conformidade pela justiça norte-americana.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail