Home > Notícias

Google encerra venda direta de Nexus One

A nova gestão de vendas do Nexus One venderá o aparelho apenas nas lojas, encerrando o comércio online

IDG News Service

17/05/2010 às 11h14

Foto:

Com o encerramento da comercialização direta do Nexus One, uma revolução chega ao fim e mostra o fracasso do modelo online de negócios, destinado a interromper o atual modelo de vendas de telefone celular.

O desejo do Google agora é expandir às vendas do aparelho para as lojas de varejo em todo o mundo, o que significa que a empresa terá de melhorar o relacionamento com as operadoras de telefonia.

Mas fica uma pergunta, como foi terminar assim? Segundo o Google, as pessoas preferem experimentar o aparelho antes de realizar a compra. No entanto a explicação é mais complexa do que isso.

Antes do lançamento do Nexus One, analistas questionaram se o Google iria realmente abalar o mundo da telefonia móvel, subsidiando o próprio smartphone, principalmente, quando o Google anunciou um preço de $ 529 dólares para produtos não subsidiados, ou 179 doláres com um contrato de dois anos com a Mobile T, modelo já utilizado por outras empresas.

Ainda assim, defensores do Nexus One disseram que a loja online fazia toda a diferença, principalmente por dar aos clientes a opção de um telefone sem operadora. 

Infelizmente, o projeto não teve um bom começo, principalmente pelas dificuldades do Google para lidar com as reclamações de um serviço de atendimento ao cliente. Além disso, uma taxa de rescisão antecipada era maior do que o preço do produto não subsidiado.

No entanto o que realmente matou o modelo de vendas foi próprio o Android. Aqueles que chamaram o aparelho de resultado de uma evolução o viram ser ofuscado pelo incrível Droid , e logo o Evo 4G da HTC.  

Como o Google aprendeu, o apoio de empresas de telefonia é realmente importante se o intuito é vender telefones. A Verizon, por exemplo, realizou uma proeza com a publicidade do Droid, impulsionando as vendas trimestrais do aparelho que pela primeira vez ultrapassaram as vendas do iPhone.

Para ser mais claro, eu não acho que como telefone o Nexus One foi uma perda total, mas como uma maneira de mudar os nossos hábitos de compra, ele foi uma causa perdida

 
 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail