Home > Notícias

Google entra na briga com Oracle, IBM e Microsoft em banco de dados

Fusion Tables é uma plataforma online com nova tecnologia que uniformiza diversos tipos de dados e promete economia às empresas.

IDG News Service/EUA

12/06/2009 às 10h02

Foto:

O Google lançou na última terça-feira (9/6) e sem alarde, um novo banco de dados online chamado Fusion Tables. E pode causar uma revolução no gerenciamento de dados ao driblar as limitações dos bancos de dados tradicionais e simplificar as operações de relacionamento de informações.

O gigange de buscas afirmou que, com a implementação do Fusion Tables em cloud computing, simplificará também a possibilidade de colaboração em grupos de dados. “Sem um jeito fácil de oferecer acesso a todos os colaboradores ao mesmo servidor, os dados são copiados e enviados por e-mail e FTP, resultando em várias versões que saem de sintonia rapidamente”, informa a empresa em um comunicado.

O Fusion Tables também oferece uma tecnologia de espaço de dados, conceito que existe desde os anos 1990, e o Google, percebendo seu potencial, o desenvolve desde a compra da Transformic, em 2005, que é uma pioneira da tecnologia.

O esquema de 'espaço de dados' tenta resolver o problema de vários tipos e formatos de dados nas empresas, que gastam muito em dinheiro e esforços para torná-los uniformes, com o objetivo de armazená-los e analisá-los em bases de dados convencionais.

Tais 'espaços' preveem um sistema que cria um índice para oferecer acesso a dados de vários tipos e formatos, resolvendo o problema que o Google chama de “Torre de Babel”.

A tecnologia permite que o Google inclua, nas tabelas bidimensionais tradicionais de base de dados, uma terceira coordenada com elementos como reviews de produtos, posts e mensagens do Twitter, além de uma quarta ‘dimensão’ de atualizações em tempo real.

“Agora temos um espaço com quatro dimensões onde podemos incluir novas perguntas para criar novos produtos e oportunidades de marketing”, diz o anúncio.  O Fusion Tables ainda está em versão prévia e carrega a marca “Labs” de produto experimental do Google.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail