Home > Notícias

Google faz homenagem a Ada Lovelace, primeira programadora da história

Condessa é lembrada em seu 197° aniversário. Ada foi responsável por desenvolver algoritmos que permitiram processar valores de funções matemáticas

Da Redação

10/12/2012 às 16h11

Foto:

O Google homenageia nesta segunda-feira (10/12) da Condessa Ada Lovelace, considerada a primeira programadora da história. Diferente dos doodles interativos que a gigante costuma preparar para homenagens, desta vez a empresa optou por uma imagem estática, com referências ao trabalho desenvolvido pela matemática.

Nascida em 1815, em Londres (Inglaterra), Ada trabalhou durante 9 meses - juntamente com o matemático Charles Babbage - em um projeto que atualmente é reconhecido como o precursor dos computadores modernos. Babbage criou o conceito do computador programável e Ada foi a responsável por desenvolver algoritmos que permitiram à máquina processar valores de funções matemáticas. Ou seja, os primeiros programas.

"Naquela época, quase um século antes do primeiro computador ser construído, foi um flash de brilhantismo", disse a vice-presidente do Google[x], Megan Smith, no blog do Google.

E se você conhece programação, Ada pode ser um nome familiar e não por coincidência. Em 1980, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos decidiu homenagear a Condessa dando seu nome a uma linguagem de programação por conta de sua contribuição ao mundo tecnológico.

"Esperamos que o doodle de hoje inspire as pessoas a pesquisar mais sobre Ada e sobre as contribuições à ciência e à tecnologia que foram feitas por mulheres em geral", encerrou Megan.

Ada morreu em 1852, aos 36 anos de idade.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail