Home > Notícias

Google finalmente revela o nome do novo Android O: Oreo

Nova versão do sistema móvel chega para substituir o Nougat, lançado em 2016. É a segunda vez que empresa usa nome de uma marca na sua plataforma.

Da Redação

21/08/2017 às 15h39

androidoreo_625.jpg
Foto:

O Google confirmou as expectativas de muita gente e anunciou oficialmente nesta segunda-feira, 21/8, o seu novo sistema móvel, o Android Oreo (8.0). 

Chamado até então apenas de Android O, o novo Oreo marca a segunda vez que o Google usa um nome de uma marca para nomear sua plataforma mobile. Para quem não lembra, a gigante de buscas lançou o Android KitKat (4.4) em 2013. 

Ainda sem uma data oficial de lançamento para o público geral, o Android Oreo chega para substituir o atual Android Nougat (7.0), que foi liberado no ano passado pelo Google, mas ainda é usado por pouca gente – a plataforma roda em pouco mais de 12% dos aparelhos Android, segundo o Google.

A empresa destaca que o Oreo está disponível a partir de hoje, 21/8, por meio do Android Open Source Project. O lançamento deve acontece primeiro nos próprios smartphones da Google, Nexus e Pixel.

Android e os doces

O Google sempre nomeia as suas versões Android em homenagem a doces. Apesar de os primeiros lançamentos da plataforma não possuírem nomes, o Android 1.5 foi chamado de Cupcake. E, a partir daí, toda nova versão do Android recebeu um nome de doce, sempre começando com a letra seguinte do alfabeto - a lista inclui Donut, Eclair, KitKat e Marshmallow. 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail