Home > Notícias

Google+ ganha novos recursos de privacidade e gerenciamento de contatos

Novas funções chegarão a todos os usuários até o fim de semana. Objetivo é tornar funcionamento da rede social mais intuitivo.

Computerworld/US

13/07/2011 às 17h54

Foto:

As mudanças prometidas para o Google+ começaram a chegar. A privacidade da rede social foi aprimorada e ela ganhou uma nova ferramenta para contatos. “Atendendo a pedidos!”, escreveu Vic Gundotra, vice-presidente de mídias sociais da gigante, na última terça-feira (12/07). Ele já vinha se comunicando com os usuários a respeito das falhas do serviço.

O recurso para novos contatos visa facilitar a busca por conhecidos e a adição deles aos círculos favoritos. “Ouvimos nossos usuários, que queriam uma maneira mais flexível de encontrar amigos no Google+”, afirmou Rohit Khare. “Uma das funções é o upload da lista de contatos, e gostaria de compartilhar a notícia de que ela chegará a todos os usuários nos próximos dias”.

Leia mais: Google+ pode atingir 20 milhões de usuários até o fim da semana

Khare destacou que o recurso não misturará os nomes acrescentados com os presentes na agenda do Google. “Só armazenaremos aqueles que forem colocados nos círculos”. Quando ele estiver disponível, os usuários poderão baixar seus contatos e, depois, no editor de círculos, selecionar o ícone de pesquisa e o de convites, afirmou o executivo. Quando virem o botão “Upload Adress Book”, deverão selecioná-lo, e, depois, escolher quem desejam adicionar. Os nomes aparecerão e só será necessário levá-los até os círculos.

Quanto à privacidade, Frances Haugen, gerente de produtos, foi a responsável pelo anúncio.

“Até o fim dessa semana, vocês poderão controlar, por exemplo, se o gênero de seu perfil será exibido ou não, tal qual já ocorre com outras informações”, escreveu.

Haugen diz entender que a divulgação do gênero pode ser uma questão sensível na Internet. “Se você preferir escondê-lo, nós usaremos uma linguagem neutra para descrever seu perfil quando alguém tentar adicioná-lo (...). Controlar a privacidade é mais importante do que ser gramaticalmente exato”, concluiu.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail