Home > Notícias

Google integra calculadora científica aos resultados da busca

Usuários de dispositivos móveis ou do navegador Chrome também poderão utilizar o recurso "Voice", para fazer contas sem ser preciso digitar

John P. Mello Jr., PC World/EUA

25/07/2012 às 18h20

Foto:

Na próxima vez que fizer um cálculo na caixa de busca do Google, esteja preparado para uma surpresa. A companhia de Mountain View lançou um recurso que mostra uma calculadora científica junto com os resultados de sua conta. Antigamente, o mecanismo de busca mostrava o ícone de uma calculadora e a resposta. O Bing, da Microsoft, ainda opera dessa maneira.

Melhor ainda: é possível usar o Google Voice – encontrado nas versões móveis do buscador e no navegador Google Chrome – para fazer cálculos sem encostar no teclado. Isso é realmente conveniente se você estiver tentando calcular algo como “a raiz quadrada de Pi vezes três”.

Funções do recurso

A calculadora tem um conjunto completo de funções científicas, incluindo seno, cosseno, tangente, logaritmo, cálculo exponencial e raízes quadradas. Os usuários móveis talvez tenham que utilizar o modo paisagem para visualizar todas as funções. Ela se junta à calculadora gráfica, também acessível por meio da barra de pesquisa - esta última introduzida há mais de um ano, para o deleite dos geeks da matemática. 

Agora que o Google integrou uma calculadora científica na busca, talvez deva considerar a introdução de uma versão para negócios também. Esse tipo de calculadora alcançaria um público mais amplo e poderia ser escolhida como alternativa para a científica apenas modificando uma opção de configuração.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail