Home > Notícias

Google+ já está disponível para todos os internautas

Antes limitado a quem possuísse convite, serviço agora está liberado para qualquer um que queira acessá-lo

Redação do IDG Now!

20/09/2011 às 14h38

Foto:

Noventa dias após lançar o Google+, a gigante das buscas resolveu liberá-lo para todos os usuários. Portanto, se você não chegou a receber um convite para testá-lo, não se preocupe: você não precisa mais dele.

Segundo a companhia, essa é a centésima novidade desde o lançamento da rede social. Nesta terça-feira (20/09) ela revelou nove novos recursos, deixando o décimo, o mais importante, para o final do texto.

“Nas últimas doze semanas, estivemos em um período de testes, e durante esse tempo nós ouvimos e aprendemos muito”, informou Vic Gundotra, vice-presidente, via blog oficial. “Nada foi finalizado ainda, mas graças às melhorias implementadas estamos prontos para anunciar a centésima função: acesso livre. Agora, qualquer um pode visitar o google.com/+, se unir ao projeto e se conectar com as pessoas com que se preocupa”.

Para entrar no Google+, basta acessar o portal e preencher os campos de login e senha. Como já era de se esperar, os usuários poderão utilizar o Google ID para acessá-lo, de modo que todos os serviços da empresa continuarão integrados a partir de um único nome de usuário.

A decisão da empresa vem em boa hora, já que o frenesi que cercava a rede social vinha diminuindo, assim como sua audiência. Esse é, sem dúvida, um passo decisivo para a Google, disposta a limitar o poder do Facebook e fazer com que os internautas voltem a passar mais tempo nas suas páginas do que nas do rival.

Videoconferência
A Google também aprimorou o Hangout, a ferramenta de videoconferência da rede social. A principal novidade é que smartphones passarão a suportá-lo, à semelhança do FaceTime, da Apple. Por enquanto, só dispositivos Android poderão utilizá-lo, mas a companhia promete que, em breve, o iOS receberá o aplicativo.

Outra novidade é que o Hangout terá uma opção parecida com a já célebre Twitcam. Dessa forma, a gravação do usuário poderá ser acessada por inúmeros internautas, ou seja, funcionará como uma transmissão pública. A princípio, poucos membros terão acesso ao recurso – o que deverá ser corrigido em breve – e, para apresentá-lo, o músico will.i.am, atualmente no grupo Black Eyed Peas, fará uma conferência nesta quarta-feira (21/09) à noite.

Hangout

Recurso do Google+ suporta até dez usuários simultâneos.

Por fim, a ferramenta terá funções para a exibição de fotos e documentos do Google Docs, sem que a conversa seja interrompida.

Pesquisa
Interessante é a incorporação da ferramenta de busca da Google à rede social. Segundo a empresa, será possível pesquisar pelo conteúdo do portal, mas informações relevantes da web também serão exibidas.

“Em todos os casos, os resultados de pesquisa do Google+ incluirão itens que somente você pode ver, de forma que atualizações da família, por exemplo, serão tão fáceis de encontrar como notícias internacionais”, diz o texto.

Leia mais:
As 5 maiores qualidades do Google+

Os 5 maiores defeitos do Google+

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail