Home > Notícias

Google Labs mostra como será o futuro da busca por fotos

Em teste, Image Swirl organiza resultado das pesquisas em grupos e subgrupos e leva em conta semelhanças visuais e de significado.

William Marchiori, do IDG Now!

03/12/2009 às 17h18

Foto:

Como é de costume, o laboratório virtual para desenvolvimento do Google, o Google Labs, deixou escapar uma prévia do que poderá ser uma forma revolucionária de pesquisa de imagens na web. 

É o Image Swirl, um mecanismo de busca que aposta em formas inusitadas de organização e exibição dos resultados e que, embora ainda tenha alcance limitado, já pode ser experimentado por qualquer usuário.

A página inicial é similar ao tradicional Google Images. O Image Swirl ainda está em fase de testes. Portanto, as pesquisas são limitadas aos dados armazenados pela plataforma.

swirl1.jpg
A página inicial mostra sugestões de termos para testes

A grande diferença é percebida nos resultados: o sistema analisa o que cada imagem retrata, cria relações de acordo com o tema e lista o conteúdo em “pilhas de arquivos”.

swirl2_nature.jpg

Ao clicar nos resultados, eles se expandem no formato de círculos formando cadeias de resultados.

swirl3.jpg

Para visualizar o arquivo com tamanho original, basta passar o mouse sobre ele e clicar no quadrado que aparece no canto inferior direito da imagem.

A nova forma de organizar os resultados facilita as buscas de diversas maneiras. Ao procurar pelo movimento artístico Impressionismo, por exemplo, o sistema organiza o conteúdo separando as pilhas de acordo com os autores de cada obra.

>> Clique aqui para experimentar o recurso.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail