Home > Notícias

Google lança novo beta do navegador Chrome

Navegador agora sincroniza extensões e preenche formulários automaticamente; interface foi levemente modificada.

Ricardo Zeef Berezin, do IDG Now!

12/08/2010 às 15h05

Foto:

No mesmo dia em que a Mozilla liberou o novo beta do Firefox 4, a Google lançou a versão de testes do Chrome 6. O anúncio foi feito na última quarta-feira (11/08) no blog oficial do programa.

Como o ritmo de atualização do navegador da Google é bem rápido – a versão final do Chrome 5 foi lançada há menos de três meses – as novidades, em geral, não são muitas. Desta vez, no entanto, os novos recursos são relevantes: a sincronização das configurações do browser entre diferentes computadores, já incorporada em seu antecessor, passa a suportar extensões, e uma ferramenta de preenchimento automático de formulários foi adicionada. Esta, no entanto, está adaptada para usuários americanos (o número de telefone com oito dígitos, por exemplo, não é aceito) e, em nossos testes, não funcionou nos sites visitados.

A interface foi levemente modificada, a fim de torná-la ainda mais minimalista. Os botões da barra principal perderam seu contorno e um deles foi excluído. O ícone “Página” não existe mais; as opções que ele exibia são acessadas pelo menu “Configurações”, um botão tudo-em-um que, nesta nova versão, acumula todas as funções. O ponto negativo é que, para abrir o quadro de extensões, por exemplo, um clique a mais é necessário.

Por falar em extensões, elas, ao contrário do Firefox 4, funcionam perfeitamente no Beta. No mais, a Google, como sempre, promete velocidade na navegação. Segundo o comunicado, o Chrome 6 está 15% mais rápido que seu antecessor.

O software está em português e, ao ser instalado, substitui qualquer outra versão do Chrome que esteja na máquina. Por mais que o navegador não tenha travado nenhuma vez enquanto o utilizávamos, a Google o considera instável e recomenda a quinta versão do browser para o uso diário.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail