Home > Notícias

Google lança plataforma aberta que identifica filtros na internet

Measurement Lab, criado em parceria com institutos, quer montar banco de dados para pesquisadores estudarem conexões de usuários.

Redação do IDG Now!

29/01/2009 às 10h49

Foto:

O Google, o Open Technology Institute, o PlanetLab Consortium e pesquisadores lançaram, na quarta-feira (28/01), o Measurement Lab (M-Lab), uma plataforma aberta que permite a identificação de bloqueios promovidos pelos provedores.

Também é possível, com o M-Lab, medir a velocidade da conexão e rodar outros diagnósticos. Para o envio de dados do PC dos usuários, o Google fornecerá 36 servidores em 12 locais dos Estados Unidos e Europa. Todos os dados serão compartilhados com pesquisadores.

Leia também:
> Traffic shapping: entenda a polêmica de restrição
> Contorne o bloqueio de provedores

Para começar, a plataforma oferece três ferramentas, que rodam em servidores próximos à sede do Google, e ajudam os usuários a dignosticarem problemas básicos, incluindo descobrir se um BitTorrent está sendo bloqueado ou tendo a velocidade reduzida pelos provedores.

As informações serão usadas pelos pesquisadores para montar um banco de dados para estudo. O Google afirma que por enquanto o M-Lab terá suporte a um número limitado de usuários.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail