Home > Notícias

Google Latitude ganha aplicativo gratuito para iPhone

Serviço de localização da gigante de buscas já está disponível na App Store e pode atualizar continuamente a posição dos usuários

Macworld / EUA

13/12/2010 às 17h36

Foto:

Depois do Google Voice, é a vez do serviço Latitude ganhar um aplicativo para aparelhos iOS. Segundo a empresa, o app está disponível em mais de 15 idiomas e 45 países.

A exemplo de outras redes sociais baseadas em localização, como a Loopt, o Google Latitude te permite ver a posição de seus amigos em um mapa, assim como sua localização atual. Também é possível ver a que distância seus amigos estão de você e quando foi a última vez que atualizaram suas posições. Para isso, você pode convidar seus amigos via e-mail ou buscar em seus contatos do Google ou do aparelho iOS por outros usuários do serviço da gigante de buscas.

Com o iOS 4, o Latitude pode aproveitar o recurso de multitarefa (rodando em segundo plano) para manter sua localização continuamente atualizada, mesmo quando seu telefone estiver bloqueado ou você estiver usando outro app (o programa também fornece uma opção para desabilitar essa funcionalidade em segundo plano). 

latitude01.png

E como privacidade é obviamente uma grande preocupação, você pode escolher configurar sua localização manualmente ou até mesmo escondê-la.

Anunciado pela primeira vez em fevereiro de 2009, o Latitude prometia que um cliente iOS para o serviço “chegaria em breve”. Mas após desentendimentos com a Apple sobre qual a melhor maneira de proceder com o app, o Google lançou um cliente web para o iPhone em julho de 2009. E, apesar de muito bom para um aplicativo web, a ausência de recursos chave como processamento de localização em segundo plano provavelmente limitaram a adoção do serviço entre muitos usuários do iOS. Resta saber se a versão nativa do software aumentará o interesse pelo serviço.

O aplicativo já está disponível para download gratuito na App Store brasileira.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail