Home > Notícias

Google libera busca por imagem para o iPhone

Basta usar a câmera do celular da Apple para que ele ache informações e exiba resultados automaticamente; veja como

Daniel dos Santos e Willian Marchiori, Now! Digital

06/10/2010 às 11h25

Foto:

Não é preciso digitar. Se você possui um iPhone com o aplicativo gratuito Google Mobile instalado, basta usar a câmera de seu smartphone para realizar buscas. O novo recurso, que já estava disponível para aparelhos com Android, acaba de ser incorporado pelo Google.

Com ele, é possível, por exemplo, colocar a câmera sobre uma revista. O celular encontra o logo e abre o link do site da publicação. Quer mais? Se você estiver na rua, basta apontar a câmera para um prédio para que as informações sobre ele apareçam na tela (se houver imagens cadastradas, claro).

O novo recurso é muito legal, mas nem todos poderão tirar proveito dele. É preciso ter um iPhone 3GS ou iPhone 4, rodando o iOS4. Além disso, é preciso atualizar o Google Mobile, para que a opção Google Goggles apareça. Feito isso, veja como acessá-lo:

1)    Abra o aplicativo do Google
2)    Entre em Settings

goggle

 

3)    Habilite a opção Google Goggles
4)    Vá até a opção search e toque no ícone da câmera, ao lado da barra de pesquisa
5)    Coloque a câmera no objeto desejado, que o aplicativo faz o resto, exibindo opções de busca relacionadas

Vale lembrar que a ferramenta do Google também permite fazer busca por voz, mas o recurso não funciona bem com termos em português. Tanto que o blog do Google destaca o fato de o aplicativo ser voltado para usuários que falam inglês. Já o recurso de busca por fotos funcionou sem problemas, em nosos testes.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail