Google libera código aberto do projeto Cardboard na internet

Todas as especificações técnicas estão abertas para quem quiser brincar com realidade virtual acessível

Foto: Shutterstock
https://pcworld.com.br/google-libera-codigo-aberto-do-projeto-cardboard-na-internet/
Clique para copiar

O Google foi uma das primeiras empresas a investir em realidade virtual mais acessível graças ao Cardboard, um visor de papelão que permitia a qualquer um experimentar a realidade virtual. Agora, a empresa anunciou que o projeto está disponível em código aberto para todos que desejam se aprofundar no tema.

De acordo com a Google, durante os momentos de vitalidade do projeto foram enviados mais de 15 milhões de unidades do Cardboard para todo o mundo, porém ao decorrer do tempo esse número foi caindo. Com o código aberto e acesso à todas as informações necessárias para criar experiências incríveis, a comunidade poderá continuar a desenvolver aplicações com realidade virtual.

O Cardboard foi revelado originalmente em 2014, sendo um dos primeiros kits VR para os próprios usuários montarem o seu óculos de realidade virtual. Provavelmente as informações do projeto serão usadas por outros profissionais da tecnologia. O Google revelou que vai adicionar algumas funcionalidades para aqueles que usarem o código aberto.

De qualquer forma, isso também quer dizer que o headsets de realidade virtual com smartphones não devem existir num futuro próximo. Possivelmente, as companhias vão continuar desenvolvendo alguns aparelhos específicos para a realidade virtual, como o Oculus Gear VR. Vale lembrar que, em outubro, a companhia descontinuou oficialmente o headset de realidade virtual Daydream, que foi uma evolução do Cardboard.

Fonte: The Verge

tags

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site