Home > Notícias

Google libera kit de desenvolvimento para o Android 3.0

Voltada para tablets, versão também inclui recursos corporativos como políticas administrativas que impõem uso de criptografia e expiração de senha.

IDG News Service

27/01/2011 às 10h55

Foto:

A Google lançou uma prévia do kit de desenvolvimento de software (SDK) para o Android 3.0,  versão projetada especificamente para tablets. Para atender ao mercado corporativo, o Android SDK inclui novas políticas administrativas voltadas para a implantação de tablets neste segmento, incluindo recursos como armazenamento criptografado e expiração de senha.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (27/1), no blog de desenvolvedores do Android, e foi escrito por Xavier Ducrohet, chefe de tecnologia do kit de desenvolvimento da plataforma móvel. Já há alguns meses a Google vem exibindo versões em desenvolvimento do Android 3.0, também chamado de Honeycomb. A primeira demonstração ocorreu em maio de 2010 na conferência Google I/O. 

homescreen_cust_port.jpg

Interface do Android 3.0 otimizada para tablets

O Android 3.0 apresenta um novo tema de interface 'holográfica' e muitos novos recursos. Para os desenvolvedores, o Honeycomb oferecerá ferramentas para o desenvolvimento de aplicativos para tablets e também para adaptar os aplicativos já existentes para a nova interface. Alguns destaques do Honeycomb podem ser vistos online, clicando aqui.

Com o novo SDK, os desenvolvedores podem finalmente começam a testar suas aplicações e se acostumar com os novos recursos e APIs. No entanto, Ducrohet avisa que o sistema não é final e ainda poderá sofrer mudanças até o fim do desenvolvimento.

O Honeycomb será capaz de rodar em dispositivos com processadores com um ou dois núcleos, já que foi otimizado para ambos. Além disso, o sistema vai suportar novos recursos multimídia, incluindo suporte a HTTP Live Streaming, e trará um novo sistema de gerenciamento de direitos digitais (DRM). 

O Android 3.0 inclui novas APIs para Bluetooth Advanced Audio Distribution Profile (A2DP), para streaming de áudio para um fone de ouvido ou alto-falantes, como também Bluetooth Headset Profile (HSP), para deixar um fone de ouvido Bluetooth se conectar a outro em um PC ou telefone celular.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail