Home > Notícias

Google libera primeira versão de testes do Android Q para smartphones

Sistema em fase de testes tem foco em recursos multimídia e de privacidade

Da Redação

13/03/2019 às 17h35

Foto: Google/Divulgação

O Android Q só deve chegar no segundo semestre do ano, mas já é possível utilizar uma prévia do que o sistema poderá oferecer. Isso porque o Google deu início nesta quarta-feira (13) à fase beta da plataforma que, assim como nas versões anteriores, tem como foco principal receber o feedback dos primeiros usuários a testar o software.

Outra característica é o foco em privacidade. É possível limitar a geolocalização enquanto um aplicativo estiver sendo utilizado (assim como acontece no iOS) e restringir o acesso de ferramentas a determinados conteúdos. O beta também permite compartilhar arquivos mais rapidamente, reproduzir mídia no formato AV1 e biometria e reconhecimento facial mais precisos. Por fim, o sistema ganhou melhorias de adaptação para dispositivos dobráveis.

Inicialmente, o beta do Android Q está disponível apenas para donos de aparelhos da linha Pixel - da primeira geração até ao Pixel 3. Qualquer pessoa com permissões de desenvolvedores, liberadas pelas configurações do sistema, pode experimentar o preview, desde que esteja ciente de que podem acontecer instabilidades e erros de funcionamento.

Com informações: Engadget via Android Developers

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail