Home > Notícias

Google Maps agora avisa quando é hora de descer do ônibus

Usuário que quiser seguir por transporte público terá seu itinerário acompanhado pelo aplicativo, que o alertará para que não passe do ponto.

Redação do IDG Now!

07/07/2011 às 15h45

Foto:

Novidade anunciada nesta quinta-feira (7/07) pela Google deve agradar em cheio quem utiliza transporte público. O aplicativo de mapas da empresa (Google Maps), se já era capaz de exibir quais ônibus ou trens o internauta teria de pegar para chegar ao seu destino, resolveu deixar as coisas ainda mais fáceis: passará a avisá-lo sobre o momento de descer do veículo.

A função será importante para usuários que precisam, por exemplo, descer do ônibus em determinado ponto para pegar outro. O aplicativo acompanhará o itinerário do passageiro e, quando chegar a hora, exibirá um alerta no smartphone para que ele saia da condução. Como o vídeo explicativo destaca, o programa funciona normalmente em segundo plano, portanto, mesmo que o navegador ou um game esteja aberto, a notificação aparecerá.

O Transit Navigation – nome dado ao recurso – já pode ser usado no Brasil. Ele possui as informações de transporte público de cinco cidades: Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Recife. Quem quiser aproveitá-lo deve ter em mente que ele ainda está em estágio de testes, portanto, erros podem acontecer.


Download de mapas

Outro recurso útil que a nova versão traz é a possibilidade de armazenar mapas na memória do aparelho. Dessa forma, o usuário poderá baixá-los em casa, aproveitando sua conexão Wi-fi, e economizar no consumo de dados de seu plano 3G. Mantendo o GPS ligado, as instruções para seguir seu caminho continuarão acessíveis.

Naturalmente, o Google Maps 5.7 só roda em dispositivos móveis (tablets e smartphones). Por enquanto, é compatível apenas com Android 2.1 ou superior - seu download já está disponível na loja virtual - mas não deverá demorar muito para chegar ao iPhone e à linha BlackBerry.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail