Home > Notícias

Google, Microsoft e Yahoo se unem contra a censura na internet

Gigantes da internet criam documento no qual se comprometem a manter a privacidade de dados dos usuários para evitar censura.

Redação do IDG Now!

28/10/2008 às 10h27

Foto:

O Google, o Yahoo e a Microsoft devem anunciar, nesta terça-feira (28/10), a criação de um documento que enumera princípios sobre como trabalhar em nações que restringem a liberdade de expressão, afirma o Wall Street Journal. Um dos objetivos do acordo é combater as críticas de que os gigantes da internet colaboram na criação da censura nestes países.

Sob os novos princípios, que foram formulados durante dois anos, as empresas prometem proteger os dados pessoais dos usuários em quaisquer locais que tenham negócios e “interpretar e implementar rigorosamente as demandas governamentais que englobam a privacidade dos cidadãos”.

O novo código de conduta também se compromete a observar de perto as gravações de dados, evitando que as informações pessoais e a liberdade de expressão sejam colocadas em risco antes de lançar novos produtos em um país.

O plano ainda não recebeu retorno de empresas de internet da China, país que claramente tem um 'escudo dourado' de acesso à internet.

O documento foi lançado sob a entidade Global Network Initiative e envolveu grupos como o Human Rights First e o Comittee to Protect Journalists.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail