Home > Notícias

Google mostra integração do Android Wear com o Calendar, Nest e mais

Maioria dos apps já existentes poderá mostrar notificações nos smartwatches com a plataforma da Google sem modificações.

Ian Paul, Greenbot

29/05/2014 às 12h03

AndroidWear_Moto360_Abre-520px.jpg
Foto:

O mundo ainda aguarda ansiosamente o lançamento de aparelhos baseados na plataforma Android Wear como o Moto 360 e o G Watch da LG. Mas por enquanto teremos de satisfazer nossa curiosidade com posts no Google+ que discutem alguns dos recursos da nova plataforma para wearables.

Na noite desta quarta-feira Timothy Jordan, membro da equipe responsável pelas relações com desenvolvedores na Google, postou algumas informações e imagens sobre o sistema de notificações do Android Wear. Jordan destacou como são as notificações de vários apps, entre elas Nest, Google Calendar, Pocket Casts e jogos. Todas as notificações são exemplos reais que Jordan encontrou durante o uso de um aparelho com Android Wear.

AndroidWear_Notif_Podcasts
Um podcast no Android Wear

As notificações são básicas e similares ao que já vimos antes. Os alertas são compostos por um “cartão” mostrando algumas linhas de informação e o ícone do aplicativo no canto superior direito. No caso do Pocket Casts - um dos melhores apps para podcasts no Android, em minha opinião - o ícone do aplicativo foi substituído por uma imagem de fundo similar à que seria mostrada na tela de bloqueio de um smartphone quando o app está rodando.

AndroidWear_Notif_Nest
Alerta de fumaça de um sensor Nest Protect

A notificação do Nest foi particularmente interessante, já que os produtos para a “casa inteligente” estão se tornando a próxima grande fronteira para as empresas de tecnologia. Jordan disse que conseguiu o alerta de “fumaça no escritório” ao acender incenso perto demais de um detector de fumaça. 

Para tirar proveito de todos os recursos da plataforma Android Wear os desenvolvedores terão de adicionar algumas linhas de código a seus apps. Mas Jordan disse que a maioria dos apps que já tem suporte a notificações no Android deve funcionar sem modificações com um smartwatch Android Wear.

Mas com estas linhas extras de código os desenvolvedores poderão empilhar múltiplas notificações, adicionar cartões extras a uma notificação e até permitir respostas em voz.

Os primeiros aparelhos Android Wear devem chegar ao mercado em meados deste ano.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail