Home > Notícias

Google na Índia terá de revelar identidade de blogueiro anônimo

Alta Corte de Bombai dá quatro semanas até que buscador revele identidade de blogueiro anônimo que critica empresa de construção.

Redação do IDG Now!

15/08/2008 às 11h25

Foto:

A Justiça da Índia ordenou que a operação nacional do Google revele a identidade de um blogueiro por trás de um blog do serviço Blogger que supostamente difama uma fabricante de equipamentos de construção.

A ordem, dada pela Alta Corte de Bombai após ganho de ação da Gremach Infrastructure Equipments & Projects, obriga o Google India Private a fornecer a identidade do blogueiro anônimo em um prazo de quatro semanas.

A empresa de construção entrou na Justiça após o blogueiro, conhecido como Toxic Writer, criticar suas ações após compra de 75% de 11 licenças de mineração de carvão em Moçambique, segundo o Wall Street Journal.

Em fevereiro, pouco depois do processo ser iniciado, a Justiça ordenou que o blog fosse tirado do ar, atitude tomada pelo Google, que não se manifestou ainda sobre uma possível apelação para manter o anonimato de seus usuários.

O caso remete ao Yahoo na China, que revelou os dados de blogueiros dissidentes para o Governo Chinês, presos posteriormente pela revelação, algo que rendeu processos contra o buscador.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail