Home > Notícias

Google negocia parceria para buscas em celulares com Verizon

Segunda maior operadora dos EUA e Google estão prestes a fechar parceria por buscas e links patrocinados, afirma jornal.

Redação do IDG Now!

22/08/2008 às 10h23

Foto:

A Verizon Communications e o Google estão prestes a fechar uma parceria que envolve a exploração de buscas e links patrocinados em celulares da operadora, segundo fontes próximas confidenciaram ao jornal The Wall Street Journal.

Segundo os termos do acordo, ainda não fechado mas já em estágio avançado, todos os aparelhos vendidos pela Verizon usarão o sistema de busca do Google, que, em troca, ficará com uma parcela da receita de publicidade gerada pelos celulares.

> Entenda o interesse dos buscadores no seu celular

De acordo com o WSJ, o acordo ainda não foi finalizado pela discordância de ambos os lados quanto à manutenção do histórico de buscas - o Google faz questão de guardar os dados, enquanto a Verizon se mostra mais relutante.

A Verizon chegou a procurar a Microsoft para tentar costurar um acordo do tipo, mas acabou apelando para o Google. Caso a parceria seja fechada, a startup Medio Systems gerenciará a plataforma de busca, que incluirá textos e conteúdo multimídia, dentro dos aparelhos da operadora.

O acordo é apenas mais um passo em uma movimentação de mercado em que operadoras estão recorrendo a buscadores para tentar monetizar o crescente tráfego de dados da navegação pelos celulares.

No Brasil, o Google é responsável pelas buscas em celulares da TIM, enquanto a rival Vivo fechou com o sistema de busca do Yahoo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail