Home > Notícias

Google Now ganha novos “cartões” e recurso de lembretes

Serviço fica mais flexível e agora pode até sugerir livros, filmes e músicas que podem interessar ao usuário

Brad Chacos, TechHive

15/05/2013 às 18h00

Foto:

Quanto mais o Google mostrava as melhorias na busca e mapas durante a palestra de abertura do Google I/O nesta quarta-feira, mais evidente ficava que os serviços da empresa estão convergindo na direção do Google Now, o “assistente pessoal” que envia ao seu smartphone informações individualizadas à medida em que você precisa delas.

Mas enquanto outros serviços do Google estão cada vez mais imitando a experiência com o Google Now, o serviço recebeu uma modesta atualização nesta quarta-feira. Estão a caminho novos cartões com informações sobre transporte público e recomendações de livros, séries de TV, música e jogos dos quais o Google imagina que você vá gostar, além da capacidade de criar lembretes.

Este recurso tira proveito dos robustos recursos de reconhecimento de voz da Google para permitir que você crie lembretes que serão exibidos quando e onde você precisar deles. O “onde” sugere que eles irão tirar proveito da nova API de “Geofencing”, que permite atrelar ações a um limite geográfico específico, que também foi lançada nesta quarta-feira.

Quer um exemplo? Você pode dizer ao Google para lembrá-lo de ligar para a mamãe na próxima sexta-feira às 9 da noite, e na data correta o Google Now irá lhe mostrar uma notificação com o recado.

É um recurso bastante popular - e potencialmente bastante poderoso - que está disponível a todos os usuários do Android “Jelly Bean” (4.1 ou 4.2) a partir de agora. Mais importante, para a Google, é que o Google Now agora se integra a uma variedade de outros serviços da empresa, de mapas à loja Google Play e contatos no Google+. É incrivelmente esperto e uma forma maravilhosa de mostrar o que é possível quanto você aceita os serviços da Google com braços abertos, dane-se a privacidade.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail