Home > Notícias

Google oferece anúncios com base no comportamento dos usuários na web

Em vez de direcionar publicidade apenas em buscas, Google começa a testar direcionamento de publicidade pelo comportamento.

IDG News Service / França

11/03/2009 às 8h34

Foto:

O Google inicia a oferta de anúncios online com base nos sites que as pessoas visitam e não mais apenas nas buscas que eles fazem na página em que a publicidade é exibida, anunciou a empresa nesta quarta-feira (11/03).

As pessoas também poderão definir categorias de interesse sobre as quais gostariam de receber anúncios. Em um teste beta do novo serviço, o Google mostrará anúncios no YouTube e em sites de parceiros, permitindo que os anunciantes direcionem os internautas em várias categorias, como esportes, jardinagem e automóveis, informou a gerente de produtos Susan Wojcicki em um post.

Para rebater possíveis crítica sobre privacidade, O Google afirma que os anunciantes não poderão oferecer anúncios em certas categorias, como crianças. Quem não quiser do esquema de anúncios, tem a opção - usando um plug-in para Firefox ou Internet Explorer.

Atualmente, a publicidade direcionada do Google funciona de duas formas: com base nas palavras-chave no uso do buscador ou no conteúdo dos sites que os usuários visitam - mas somente em páginas que usam o programa AdSense.

Enquanto o atual sistema só reflete os interesses do internauta no momento em que os anúncios são exibidos em sites de parceiros, a novidade permitirá que anúncios direcionados sejam exibidos em qualquer página ou em resposta a buscas não relacionadas.

Um usuário interessado em correr pode ver publicidade falando sobre tênis mesmo visitando um site de receitas, por exemplo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail