Home > Notícias

Google.org anuncia investimentos de US$ 25 milhões para filantropia

Investimentos do braço filantrópico contemplam pesquisas de urbanismo e educação na Índia, previsões de doenças e carros ecológicos

Por Redação do IDG Now!

17/01/2008 às 15h31

Foto:

O braço filantrópico do Google anunciou nesta quinta-feira (17/01) seu primeiro grande pacote de ações para incentivar melhorias em educação, saúde, urbanismo e meio ambiente, principalmente em países em desenvolvimento, com verba estimada de investimento de 25 milhões de dólares.

Leia mais:

As ações do Google.org se concentrarão em três novas iniciativas anunciadas nesta quinta e duas anteriormente já reveladas - a RE<C, que pretende investigar novas formas de geração de energia além do carvão; e RechargeIT, maneira de incentivar o desenvolvimento e adoção de veículos elétricos híbridos.

O primeiro novo projeto, chamado de "Prevenir e proteger", é o que mais envolve fundos do buscador, com cerca de 8,1 milhões de dólares voltados a empresas e organizações que desenvolvem sistemas ou estudam maneiras de prever "eventos antes que se tornem crises locais, regionais ou globais".

O grupo Innovative Support to Emergencies, Diseases and Disasters (InSTEDD) ganhará 5 milhões de dólares para ajudar no desenvolvimento de um sistema de informações que envolva governos, hospitais, centros de pesquisa e empresas no combate a epidemias ou doenças com infestação em massa.

Já a Global Health and Security Initiative será agraciado com 2,5 milhões de dólares para sofisticar laboratórios e contratar mão de obra para pesquisas e grupos de combate envolvendo ameaças biológicas em seis localidades na Ásia.

Ainda no primeiro projeto, a Universidade de Clark ganhará 600 mil dólares para desenvolver um sistema que analisará e medirá o impacto do aquecimento global em ecossistemas como a África e a Amazônia.

O segundo projeto tem relação com investimento em grupos de estudo que oferecerão a governos locais estatísticas sobre saúde, urbanismo e educação que oferecerá um panorama mais detalhado dos problemas antes de ações das administrações.

O investimento de mais de três milhões de dólares se concentrará na Índia, onde os grupos Pratham, Centre for Budget and Policy Studies e Center for Policy Research terão análises sobre educação e urbanismo, principalmente, no país financiados pelo Google.org.

Por fim, o Google.org servirá também como fundo de investimento para pequenas e médias empresas, setor do mercado que não tem o fluxo de caixas das grandes ou a linhas de financiamento das microempresas. Para tanto, o buscador destinará 4,7 milhões de dólares, por meio da TechnoServe, para financiar negócios no Gana e na Tanzânia.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail