Home > Notícias

Google pode estar desenvolvendo Chromebook com tela sensível ao toque

Aparelho pode ser o mesmo “Chromebook Pixel”, equipado com uma tela de altíssima resolução, que apareceu em um vídeo na web no começo deste mês.

Rafael Rigues

21/02/2013 às 15h57

Foto:

Segundo o Wall Street Journal, que cita fontes “familiarizadas com o projeto”, a Google pode estar desenvolvendo um novo modelo de Chromebook equipado com uma tela sensível ao toque. Chromebooks, notebooks equipados com o sistema operacional Chrome OS, já são produzidos por empresas como a Samsung, Acer, HP e Lenovo. Mas até o momento nenhum deles tem uma tela sensível ao toque.

O jornal não dá mais detalhes sobre o suposto modelo, mas o rumor pode estar conectado a uma propaganda de um novo Chromebook, chamado de “Chromebook Pixel”, que “vazou” na internet no início deste mês. O vídeo, produzido por uma empresa chamada Slinky.me, mostra um Chromebook equipado com uma tela com “4 milhões de pixels”, o que daria uma resolução de 2560 x 1600 pixels, a mesma da tela do tablet Nexus 10.

video_chromebook_pixel-360px.jpg
Suposto vídeo do "Chromebook Pixel" mostra usuário tocando na tela

Em certo momento, o locutor anuncia que a tela é capaz de criar um mundo tão rico que “você tem vontade de tocá-lo”. O vídeo mostra, então, a mão de um usuário tocando na tela e interagindo com a imagem. O locutor também menciona que o Chromebook Pixel foi "inteiramente projetado pelo Google", o que colocaria a máquina na mesma categoria de aparelhos como os tablets e smartphones da família Nexus: eletrônicos de consumo projetados pelo Google e construídos por parceiros, projetados para destacar os recursos do software e serviços da empresa.

A autenticidade do vídeo não foi confirmada, e o CEO da produtora alega que os servidores de sua empresa foram hackeados e alguns conceitos divulgados indevidamente. Mas uma análise do código-fonte do Chrome OS revelou o suporte a um recurso chamado “Lightbar”, que seria uma barra com LEDs indicadores coloridos na dobradiça do monitor, que aparece nos segundos finais do vídeo.

Segundo o The Next Web, o novo Chromebook poderia ser lançado ainda nesta semana: a Google teria marcado um evento de imprensa para esta sexta-feira (22/02) em San Francisco. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail