Home > Notícias

Google prepara desenvolvedores para nova versão do Android

Em post, empresa aconselhou que desenvolvedores façam "update" de suas aplicações para torná-las universais em dispositivos móveis

Brad Reed

26/09/2011 às 18h47

Foto:

O Google está preparando os desenvolvedores de Android para a edição mais atual de seu sistema operacional móvel, que irá funcionar tanto em tablets quanto em smartphones.

Scott Main, que escreve no Blog de Desenvolvedores do Google, lembrou aos desenvolvedores que a edição mais nova do Android - o Ice Cream Sandwich - irá “suportar telas grandes, pequenas, e tudo o que estiver entre isso”. Main também enfatizou que a plataforma poderia manter “a mesma versão em todos os tamanhos de telas” daqui para frente. 

Main também detalhou no texto os passos que os desenvolvedores podem seguir para garantir que suas aplicações voltadas para tablets sejam exclusivas para esse tipo de aparelho e também formas para que os apps possam funcionar tanto em smartphones quanto em tablets, uma vez que o Ice Cream Sandwich seja disponibilizado. 

No geral, ele aconselhou que os desenvolvedores façam update de seus aplicativos para tablets para que rodem também em telas menores, em vez de ter pacotes de aplicativos para cada plataforma. O especialista afirmou também irá facilitar a vida dos desenvolvedores a longo prazo, já que isso deve simplificar “o processo de updates e publicação”, e irá fará com que os usuários identifiquem os apps com mais facilidade. 

Foram oferecidas duas diretrizes para que os desenvolvedores otimizem seus aplicativos para smartphones: é preciso certificar-se que o app é desenvolvido por “fragmentos que podem ser reutilizados em diferentes combinações (tanto para layouts para handsets quanto para tablets) e os responsáveis pelas aplicações  precisam ser “conservadores” com o design da barra de ações, para que o sistema possa ajustar seu layout baseado no tamanho da tela. Em outras palavras, se um aplicativo for criado para uma tela maior, a empresa responsável deve dividi-lo em fragmentos que possam ser usados em painéis únicos em smartphones, mas que possam ser incorporados como um todo nos tablets. 

Main não forneceu datas específicas para quando o kit de desenvolvimento de software do Ice Cream Sandwich deverá ser lançado, e limitou-se a dizer que será “em breve”, e que os desenvolvedores devem ficar preparados. O Ice Cream Sandwich foi anunciado oficialmente em maio deste ano, com objetivo de corrigir os problemas de fragmentação de dispositivos que atrapalharam durante tanto tempo as versões do Android OS. O Google afirmou durante meses que o objetivo do Ice Cream Sandwich será criar um sistema operacional que possa se adaptar a muitos tipos de dispositivos Android, tenha ele com uma tela pequena (como um smartphone) ou maior, no caso de um tablet. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail