Home > Notícias

Google promete acelerar buscas com o “Instant Pages”

Nova ferramenta do site reduz o tempo de espera no carregamento de páginas dos resultados de pesquisa, diz a empresa.

IDG News Service

14/06/2011 às 14h50

Foto:

Para otimizar a velocidade de visualização de páginas, a Google desenvolveu um recurso de busca que prevê e pré-carrega sites antes que o internauta clique nos links da página de resultados. O chamado Instant Pages começa a funcionar em versão beta nos navegadores Chrome a partir da próxima semana, afirmou o parceiro da Google Amit Singhal, no evento da companhia Inside Search.

O novo recurso, somado ao Instant Search, que sugere termos de busca conforme o usuário os digita, diminui entre quatro e dez segundos do tempo de um processo todo, disse Singhal. “O tempo que ele poupa é incrível”. Em média, um página leva cinco segundos para carregar depois que um internauta clica em um link na página de resultados de pesquisa da Google, mas o Instant Pages baixa a espera para frações de segundo, de acordo com os funcionários da empresa, devido a esse pré-carregamento.

O recurso também será oferecido para dispositivos móveis na próxima semana. A Google anunciou que a busca via voz e imagem, dois métodos de pesquisa disponíveis o para dispositivos móveis vai estar presente também nos navegadores de computadores de mesa. A empresa acrescentou que o Google Instant será extendido ao Image Search.

O site de buscas também informou sobre melhoras na interface móvel para pesquisas locais, na web em geral e no serviço de mapas. A empresa publicou um vídeo em que detalha o novo recurso. Veja:

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail