Home > Notícias

Google Reader passa a avisar sobre atualizações em qualquer site

Nova opção permite acompanhar mudanças em páginas sem recurso de assinatura RSS; aviso vem com uma pequena amostra da alteração.

IDG News Service/Miami

26/01/2010 às 17h32

Foto:

O Google Reader, programa para aviso e recebimento de conteúdo distribuído via web, pode agora ser utilizado para acompanhar mudanças em sites que não oferecem o serviço de divulgação RSS, ou ‘feed’, segundo anunciou o Google nesta terça-feira (26/1).

Para criar um feed personalizado para uma página web que não tenha o recurso de assinatura de conteúdo, os usuários deverão informar o endereço (URL) da página no campo “Add a subscription” do Google Reader. Depois disso, os usuários serão avisados sobre mudanças na página, e receberão com cada aviso um pequeno trecho da parte alterada.

Se os responsáveis pelos sites não quiserem que o Google Reader crie um feed para seus conteúdos, eles poderão bloquear o serviço, tanto página por página como no site inteiro. As instruções foram publicadas no site de ajuda do Google Reader.

O Google adverte que o Reader pode perder algumas mudanças e, por conta disso, falhar na notificação dos usuários. Além disso, apenas conteúdo produzido em inglês e formatado em HTML será monitorado. O Google Reader também não é capaz de acompanhar as mudanças em páginas com frames ou cujo conteúdo é protegido por uma página de login.

Esta nova habilidade de checar mudanças de qualquer página web chega em um momento que observadores se questionam sobre o futuro das aplicações que gerenciam conteúdo distribuído dessa forma, como o Google Reader e o Bloglines, à medida que mais e mais sites web usam o Twitter para notificar leitores que um novo conteúdo acaba de ser publicado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail