Home > Notícias

Google refina detalhes de buscas e testa resultados semânticos

Search Options permite refinir buscas por período de tempo ou termos relacionados; já o Squared testa conteúdo semântico.

Redação do IDG Now!

12/05/2009 às 15h45

Foto:

O Google anunciou nesta terça-feira (12/05) novidades no seu sistema de busca que exploram ferramentas para tornar os resultados das pesquisas mais detalhados, com mais termos relacionados e com contextos semânticos. O anúncio foi feito durante o evento chamado Searchology.

As principais novidades estão concentradas no Google Search Options, ferramenta que oferece novas maneiras de o usuário separar seus resultados de busca e que deve estar disponível a todos os usuários do usuários do buscador até o final do dia.

Pela novidade, o usuário pode filtrar seus resultados por tipo de conteúdo, como vídeos, reviews ou posts em fóruns, ou período da procura, como termos digitados durante últimas 24 horas ou durante o último ano. Dentro da busca por vídeos, é possível selecionar obras pela duração.

O Search Options também permite que usuários vejam uma coleção de termos relacionados ao procurado seja pela apresentação padrão de resultados ou pela Wonder Wheel, que monta gráficos circulares que centralizam a palavra digitada e indica ligações com outros termos relacionados.

Resultados semânticos e detalhados
O Google também anunciou testes de outras duas ferramentas dentro do Google Labs que exploram tanto o detalhamento como a representação de resultados baseado no histórico de busca do usuário.

Apresentado como uma ferramenta da "web semântica", o Google Squared apresenta resultados em formato de uma planilha que estrutura informações não organizadas vindas de diferentes fontes para formar uma representação padronizada dos resultados.

A vice-presidente de busca e experiência do usuário da empresa, Marissa Mayer, fez um teste buscando pela expressão "small dogs" ('cachorros pequenos') no Google Squared, que apresentou uma tabela mostrando peso, raça, tamanho e fotos dos animais. O Google Squared será lançado no Labs até o final do mês.

O Google mostrou também sua resposta ao Yahoo Search Monkey, iniciativa do rival em buscas para sofisticar e detalhar a representação de resultados oferecendo uma API para que desenvolvedores acrescentem informações.

Pelo Google Rich Snippets, a página de resultados do Google apresentará  mais informações de cada um dos links exibidos além das curtas descrições com duas linhas de texto.

Segundo o Google, os resultados poderão ter dados como avaliações e localização de restaurantes, notas dadas a produtos em sites de conteúdo ou cargos e companhias em que profissionais trabalham no LinkedIn. Para tanto, a nova ferramenta suportará os formatos de estruturação de dados RDF e Microformatos.

Tanto o Google Squared quanto o Rich Snippets exigirão que usuários interessados habilitem as funções dentro do Google Labs, e estarão disponíveis no final de maio.

pcw_logo_twitter_73.jpg
> Siga PC WORLD no Twitter em http://twitter.com/pcworldbrasil

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail