Home > Notícias

Orkut muda para melhorar desempenho e ampliar penetração global

Rede social mais popular do Brasil é reformada para se tornar mais rápida e ganha nova interface que destaca atualizações dos seus amigos.

Guilherme Felitti, do IDG Now!

29/10/2009 às 13h11

Foto:

Atualizada às 15h30

O Google Brasil apresentou nesta quinta-feira (29/10) a reformulação do Orkut que tem como objetivo ampliar a penetração da rede social globalmente no longo prazo. Atualmente, Brasil e Índia respondem por 71% de todos os usuários do serviço. Dos cerca de 80 milhões de
usuários, mais da metade (51,2%) é formada por brasileiros.

A mudança está sendo comandada pelo centro de desenvolvimento do Google na América Latina, localizado em Belo Horizonte,(MG) , e vem sendo preparada há um ano. A proposta contempla duas frentes: desenvolvimento de uma nova estrutura e a reformulação da interface com o usuário.

Segundo o diretor de produtos do Google Brasil, Victor Ribeiro, foram eliminadas milhões de linhas de código que compunham a versão original do Orkut, desenvolvida e lançada em 2004 pelo engenheiro Orkut Buyukkokten. A estrutura da rede social foi reescrita usando a plataforma Google Web Toolkit.

>> Confira no IDG Now! como ficam as mudanças no Orkut 

O novo Orkut deve ser mais rápido, seguro e terá uma fundação mais ampla para permitir diferentes usos futuros, explica Ribeiro. Do lado do usuário, além da melhoria na velocidade, a interface foi redesenhada para destacar o fluxo de atualizações do usuário e de seus contatos e aumentar a customização.

Modificações
O perfil do novo Orkut amplia a barra para atualização de status, separa vídeos, fotos, depoimentos, recados e aplicativos em abas logo acima da descrição definida pelo usuário, e apresenta avatares dos últimos contatos que acessaram sua página. A reformulação permitirá comentários também sobre atualizações feitas pelos contatos, como a publicação de fotos, por exemplo.

A cor do perfil também poderá ser alterada (azul, verde, laranja, lilás e preto); a  escolha poderá ser feita no canto superior direito do perfil e será reproduzida para todos que acessarem seu perfil.

Inicialmente, o novo Orkut está disponível apenas a convidados. Segundo o diretor, o Google selecionou entusiastas da rede que começarão a receber convites a partir de hoje. Ribeiro prevê que antes de julho de 2010 todos os usuários da rede social já terão acesso às mudanças.

Investida internacional
Dados da consultoria Ibope Nielsen Online indicam que o Orkut
atingiu 26 milhões de brasileiros em setembro, mantendo uma ampla
vantagem sobre o Twitter (9,3 milhões de brasileiros) e o Facebook (5,3
milhões de brasileiros) no mesmo período.

A reformulação do Orkut, segundo o executivo, não é uma resposta ao avanço do Facebook, principalmente no mercado brasileiro,. Além disso, não existem foram definidos investimentos específicos voltados para divulgar a rede social em outras regiões. Ribeiro diz que, se um produto não for bom para reter os usuários atraídos pelos investimentos em divulgação, então não haverá possibilidade de sucesso.

Mas não está descartada a possibilidade de aproveitar a popularidade de serviços como Wave, Gmail e YouTube para divulgar o Orkut, desde que faça sentido, explica o gerente de produto para Orkut no Brasil, Eduardo Thuler.

Mesmo com tal argumento, na véspera do anúncio das mudanças na rede social, o Orkut mudou sua ferramenta de exportação de contatos que agora impede que usuários baixem, entre as informações pessoais dos amigos, seus endereços de e-mail.

A alteração se deu semanas depois de o Facebook começar uma agressiva campanha que convidava usuários a baixarem seus contatos do Orkut para que descobrissem quais deles também estavam inscritos na rede criada por Mark Zuckerberg.

Segundo os dados do Ibope, a base de usuários do Facebook no Brasil praticamente dobrou em cinco meses, saltando de 2,7 milhões em maio para 5,3 milhões em setembro.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail