Home > Notícias

Google revela a origem do game de dinossauro do Chrome

Companhia publicou entrevista com designers que pensaram e desenvolveram o Dino Chrome que habita o navegador quando sua internet te decepciona

Da Redação

10/09/2018 às 21h56

ChromeDino-625.jpg
Foto:

É bem provável que ao navegar pelo Google Chrome você talvez tenha se deparado com o game de dinossauro ao ficar sem conexão. No jogo, um dinossauro simpático percorre um corredor infinito onde sua tarefa é fazê-lo pular para evitar cactos e outros obstáculos. Os controles não poderiam ser mais básicos: espaço para pular e iniciar o jogo e a seta para baixo para abaixar. O objetivo é sobreviver até a sua Internet começar a funcionar novamente.

Em comemoração ao quarto aniversário do game temático e dos 10 anos do Chrome, o Google publicou em seu blog uma entrevista com os desenvolvedores do game para explicar suas origens. 

Há alguns anos, o time do Chrome se deu conta que o tempo offline não precisava ser, digamos, um tempo perdido. "Não há nada divertido sobre ficar offline, ao menos que você tenha um amigável T-Rex para manter companhia", explicou o engenheiro de UX do Chrome Edward Jung sobre a motivação do Dino que habita o modo offline do navegador. 

Mas por que, afinal, um dinossauro saltador em um deserto de cactos? Sebastien Gabriel, designer do navegador, explica que trata-se de voltar às origens de "eras pré-históricas", antes do Wi-Fi ser algo onipresente. Há ainda outra referência curiosa. Os desenhos iniciais dos dinossauros receberam o codinome “Projeto Bolan”, uma referência ao falecido vocalista da banda de glam rock T-Rex, Marc Bolan.

Caso você tenha jogado o game, já percebeu que o Dino não tem muitas sofisticações em seus movimentos. Segundo os designers, essa sempre foi a ideia: ser algo simples.

Lançado em setembro de 2014, o Chrome Dino tem números expressivos, ainda se você levar em consideração que ele é jogado apenas quando as pessoas ficam entediadas sem internet. Segundo Jung, 270 milhões de "partidas" são jogadas por mês, tanto em computadores quanto em dispositivos móveis. A maioria dos players vem de mercados com dados caros ou onde a conexão é instável ​​- o Brasil está entre eles ao lado de Indonésia, a Índia e o México.

Na teoria, você precisa ficar sem conexão ao tentar visitar um site no navegador ou manter o modo avião. Mas caso você queira jogar em condições, contraditoriamente, adversas, basta abrir chrome://dino no navegador da Web e você será levado a um "modo arcade", no qual poderá praticar em um ambiente de janela cheia.

Dado o fato de que o corredor que o personagem percorre é infinito, você pode perguntar se os designers dele pensaram em uma forma de concluí-lo. Isso é impossível. Jung explica: "nós construímos para durar 17 milhões de anos, a mesma quantidade de tempo que o T-rex viveu na Terra. Mas acreditamos que a barra de espaço não será a mesma depois deste tempo", brincou.

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail