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Google se desculpa e diz que pane no Gmail foi causada por sobrecarga

Após atualização de rotina em data center, solicitações sobrecarregaram alguns roteadores e impediram tráfego durante 100 minutos.

IDG News Service

02/09/2009 às 9h09

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A pane no Gmail ocorrida na terça-feira (1/9) foi causada por uma sobrecarga nos servidores do Google, afirmou a companhia no blog oficial do Gmail, que se desculpou pelos transtornos acarretados aos usuários.

"Hoje [ontem] ouvimos alto e claro o quanto as pessoas dependem de suas contas no Gmail... Queremos dizer que não deixamos de lado nosso compromisso de oferecer um serviço de e-mail com o qual se possa sempre contar", afirmou o responsável pela recuperação do serviço, Bem Treynor.

Segundo o post, o problema foi decorrente de mudanças recentes desenvolvidas para melhorar o fluxo das requisições aos roteadores e servidores. Quando funcionários da empresa desligaram alguns servidores para fazer manutenção de rotina, houve uma sobrecarca.

“Até onde sabemos, nós subestimamos a carga que algumas de nossas mudanças recentes colocaram sobre nossos roteadores”, afirmou Treynor. Algumas horas depois da atualização, a sobrecarga dos roteadores afetaram o resto do sistema que, em vez de operar mais vagarosamente, começaram a recusar tráfego, redirecionando-o a outros servidores. Estes, por consequência, também ficaram sobrecarregados e o problema se espalho em poucos minutos.

Desta forma, usuários do Gmail de todo o mundo ficaram sem acesso por cerca de 100 minutosl. Quem acessa o serviço por meio de IMAP/POP - os que baixam as mensagens pelo Outlook, por exemplo - continuaram utilizando o Gmail normalmente.

Segundo o Google, seus engenheiros notaram a falha rapidamente e adicionaram servidores extra para lidar com o problema. A empresa agora avalia como evitar que a falha volta a ocorrer.

Uma das correções planejadas consiste em se certificar de que os roteadores funcionarão mais lentamente em casos de sobrecarga, em vez de recusar todo o tráfego. Treynor disse que os roteadores solicitados precisam ter isolamento de falhas suficiente para que o problema em um data center não afete os servidores de outro.

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