Home > Notícias

Google tem US$ 100 milhões para investir em diversas empresas

Google Ventures investirá em startups de setores como internet de consumo, software, tecnologias 'limpas', biotecnologia e saúde.

Redação do IDG Now!

31/03/2009 às 8h39

Foto:

O Google anuncia a criação de um fundo de investimentos de venture capital por meio do qual planeja investir mais de 100 milhões de dólares nos próximos 12 meses, afirmam pessoas familiarizadas ao anúncio em reportagem do New York Times nesta terça-feira (31/03).

O grupo chamado Google Ventures será comandado por David Drummond, que mantém sua função de vice-presidente sênior de desenvolvimento corporativo e Chief Legal Officer da empresa. Os investimentos serão avaliados por William Maris, que se juntou ao Google há cerca de um ano, e por Rich Miner, co-fundador da Android, empresa de softwares para mobilidade adquirida pelo Google em 2005 e que batizou o sistema operacional da empresa para celulares.

Miner e Maris disseram que o fundo investirá em uma série de indústrias incluindo internet na área de consumo, software, tecnologias 'limpas', biotecnologia e saúde, em um post no blog da empresa, publicado na noite desta segunda-feira (30/03).

A administração do Google vai buscar retorno financeiro e considerar uma variedade de investimentos, dizem as fontes ligadas ao assunto. O modelo envolve mais do que apenas ter um braço de investimentos para financiar startups com projetos ligados a seus produtos.

O Google Ventures já fez dois investimentos: a Silver Spring Networks, empresa que fornece tecnologia para gerenciamento elétrico de grids; e a Pixazza, que promove links online para imagens relacionadas a produtos comercializados na web.

O Google já possui um histórico de investimentos por meio de sua área de desenvolvimento de negócios e pela divisão sem fins lucrativos Google.org. As unidades serão mais alinhadas ao Google Ventures, já que Megan Smith,  vice-presidente de desenvolvimento de novos negócios, também assumiu a gerência geral do Google.org.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail