Home > Notícias

Google tira status ‘beta’ de serviços para atrair empresas

Empresa melhora pacote pago do Google Apps e remove selo ‘beta’ de serviços como Gmail, Google Calendar e Google Talk.

PC World/EUA

07/07/2009 às 15h56

Foto:

O Google está removendo o status de "beta" de muitos de seus principais serviços, incluindo Gmail, Google Calendar, Google Docs, Google Talk, e Google Video for Business.

O movimento é visto como uma forma de atrair usuários corporativos de grande porte ao Google Apps, conjunto de aplicações online de comunicação e produtividade.

Para a maioria dos usuários do webmail Gmail ou do Google Calendar, a mudança envolve apenas a eliminação do selo “beta” destes serviços. Mas o Google destaca ter feito uma série de melhorias para atrair empresas que desejam migrar de serviços baseados em software de empresas como Microsoft e IBM.

O Google informa que acrescentou a função de acesso offline para e-mails e calendário, bem como ampliou o acesso ao Google Apps por usuários do smartphone BlackBerry. A empresa também destacou que sua plataforma de comunicação está mais compatível com o Microsoft Outlook.

Na versão corporativa, uma conta do Google Apps Premier Edition, que inclui Gmail, comunicador instantâneo, programas de documentos e planilhas e outros programas custa 50 dólares ao ano por usuário.

O Google pode dominar o mercado de buscas, mas ainda é um concorrente pequeno quando se trata de e-mails corporativos. Hoje, a Microsoft conta com 70% deste mercado, seguida pela IBM com 17% de participação, informa a consultoria Gartner.

"Nenhuma empresa vai confiar em um serviço 'beta' para algo tão importante como o e-mail", disse Matt Cain, analista chefe deste setor no Gartner. O especialista também observa que somente a retirada do termo "beta" não garante espaço para o Google neste segmento. "O Google entendeu o que as empresas querem e ofereceu boa parte disso", comentou Cain.

Atualmente, o Google informa gerenciar 15 milhões de contas corporativas de e-mail e "dezenas de milhões" de contas de consumidores do Gmail.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail