Home > Notícias

Google TV: lançamento está próximo

Americanos terão o produto neste outono. Consumidores de outros países, só em 2011, segundo o CEO Eric Schmidt, em seu keynote na IFA, em Berlim.

Redação IDGNow!

07/09/2010 às 10h28

Foto:

A Google TV começará a chegar ao mercado americano neste outono. Para outros países, a previsão de lançamento é, provavelmente, em 2011, disse hoje o CEO do Google, Eric Schmidt, em seu keynote na exposição de alta tecnologia IFA 2010, realizada esta semana em Berlim.

A Google TV foi apresentada pela primeira vez ao público em maio de 2010, durante o Google I/O, evento para desenvolvedores realizado em San Francisco, na Califórnia. Na época, a Google garantiu que o novo produto combinaria "o melhor da web com o melhor da TV" em uma "experiência única".

“Hoje em dia você não compra um computador sem navegador. Com a
televisão acontecerá o mesmo", disse Brittany Bohnet,
gerente de produtos do Google,durante a demonstração da Google na IFA.

Até aqui, sabe-se que a Google TV não será um televisor, mas uma "caixinha", um espécie de conversor,  ligada ao televisor, produzida por parceiros do Google como a Sony ou a Logitech. A Sony, inclusive, apresenta na IFA um protótipo de um televisor com a Google TV integrada.

Na verdade, a Google TV poderá ser integrada (de forma internet ou externa)  a TVs, Blu-ray Players ou "set-top boxes" . O hardware externo terá integração com os aparelhos já existentes via HDMI, conexão de banda larga à internet e um "processador poderoso", combinado a um chip para gráficos 3D e outro processador especializado para auxiliar a reprodução de vídeo em alta definição. Além de teclados e mouses sem fios, a Google TV também poderá ser controlada a partir de um smartphone Android, inclusive com comandos de voz.

A especificação técnica do protocolo de comunicação entre a Google TV e os controles será pública, para que desenvolvedores possam criar seus próprios controles remotos e integrar o sistema a seus aplicativos. O sistema operacional será o Android, combinado ao navegador Google Chrome e o Adobe Flash Player 10.1. Terá também acesso ao Android Market, e poderá rodar qualquer aplicativo Android disponível, desde que ele não exija acesso a hardware específico de um telefone.

Ifagoogletv

Mobilidade, aliás, foi outro tema abordado por Eric Schmidt durante sua apresentação na IFA 2010. Schmidt  disse ainda que o Google deve anunciar ainda este ano parcerias com
fabricantes de computadores tablet para uso do novo sistema
operacional do Google Chrome, com lançamento previsto para breve.

Batendo na tecla de que a mobilidade deve ser um facilitador da vida moderna, o Google demonstrou durante a apresentação de seu CEO uma aplicação móvel para tradução conversas entre duas pessoas que não falam a mesma língua. O
novo software, que pode ser instalado em um telefone Android conectado à
Internet móvel, permite que duas pessoas, no mesmo local,  falem para o mesmo telefone e ouçam a tradução depois. Mas ainda não pode ser usado em conversas telefônicas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail