Home > Notícias

Google: US$ 125 milhões para divulgar conteúdo de livros na web

Após acordo, busca de livros do Google terá coleções de bibliotecas dos EUA na web. Autores e editoras receberão pelo acesso.

Redação do IDG Now!*

28/10/2008 às 14h28

Foto:

O Google, a Association of American Publishers e o Authors Guild anunciaram nesta terça-feira (28/10) um acordo de 125 milhões de dólares para aumentar o acesso online a milhões de livros.

Com a notícia, é encerrado um processo iniciado há três anos por editoras e pelo Authors Guild contra o Google. O fim do processo veio devido a melhorias na distribuição de conteúdo digital e expansão dos serviços do Google Book Search.

Entre os benefícios oferecidos, está a divulgação de coleções das principais bibliotecas dos EUA que participam da busca de livros do Google, incluindo obras completas já fora de circulação.

Por meio do acordo, será criado um mecanismo de pagamentos para autores e editoras, estabelecendo um Registro de Direitos de Livros para que os mesmos controlem o acesso às obras. O dinheiro investido pelo Google será voltado a esta ferramenta e pagamentos de taxas legais.

Além disso, universidades, colégios e outras organizações dos EUA podem se inscrever para acessar coleções de renomadas bibliotecas do mundo. Nos PCs das bibliotecas dos EUA, será possível acessar gratuitamente as versões integrais de livros esgotados.

As novidades são aplicadas somente aos usuários dos Estados Unidos, que
poderão adquirir os produtos e serviços do projeto. Os internautas de
outros países poderão acessar e comprar livros caso o detentor de
direitos autorais de uma obra autorize. O Google pretende estender o acordo a governos de outras nações.

O acordo ainda deve ser aprovado por uma corte de Nova York.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail