Home > Notícias

Google vai fechar o Picnik, Needlebase e Message Continuity

Prática da empresa é a de encerrar serviços que não alcançam popularidade. Sky Map, também na lista, terá seu código aberto.

PC World/US

23/01/2012 às 12h42

Foto:

A Google continua a eliminar seus serviços menos populares e, na última sexta-feira (20/01) anunciou o fim do editor de imagens Picnik, do Message Continuity (GMC) e do Needlebase – os dois últimos serviços pagos e voltados ao mercado corporativo. A companhia informou também que alguns aplicativos sofrerão alterações.

Quando a Google adquiriu o Picnik, em 2010, disse que o integraria ao seu programa de fotos Picasa. Pelos comentários de Dave Girouard, vice-presidente de produtos, esse projeto será levado adiante com mais afinco. “Descontinuaremos o serviço em 19/04, a fim de que a equipe responsável possa intensificar a elaboração de recursos para criar e editar fotos, incorporando-os aos aplicativos que oferecemos”, afirmou no blog oficial.

Quanto ao Message Continuity, que complementa o serviço de e-mail Exchange, da Microsoft, a gigante afirma que centenas de companhias o assinaram, mas a preferência pelo Google Apps é mais do clara, como o próprio executivo admite. O suporte ao GMC será encerrado a fim de que o Apps receba a atenção devida.

O Needlebase, para o gerenciamento de dados, deixará de existir em junho, e o Social Graph API, que nem chegou a ser muito usado, em abril. A prioridade, de acordo com a empresa, é o Google Analytics.

Por fim, a Google abandonará o Sky Map, construído para o Android e que utiliza as coordenadas do GPS para exibir as constelações visíveis à noite. No entanto, o abrirá à comunidade open source, deixando a coordenação a cargo da Universidade Carnegie de Mellon, na Pensilvânia, Estados Unidos.

Assim, a lista de serviços encerrados pela companhia de Mountain View segue crescendo. Só ano passado, por exemplo, deu fim a uma dezena de programas, como o Buzz, o Jaiku e o Image Labeler.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail